Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

VISITA DE S.M. O IMPERADOR, D. PEDRO II A ALEGRETE EM 1865:

VISITA DE S.M. O IMPERADOR, D. PEDRO II A ALEGRETE EM 1865:

Um Dia de Realeza
06-Out-1865
Em Setembro de 1865 foram iniciados os preparativos para a chegada do Imperador sua comitiva imperial. O povo, assim como as autoridades se puseram a trabalhar para receber o grandioso imperador.
A Igreja armou a entrada com um dossel que encheu os olhos de todos, pois representava um luxo que só poderia ser feito para grandes autoridades. Foi realizada uma Missa, um belo Te Deum, onde foram cantadas as mais peças de Ave-Maria.
Chegou o dia 6 de Outubro. A cidade de Alegrete recebe D.Pedro II, vindo em carruagens, que passava rumo a Uruguaiana com seus genros (Conde D'Eu), Ajudantes de Campo, Ministro da Guerra e mais a comitiva imperial. Sua Majestade Imperial veio se encontrar com as forças em operação na frente de Uruguaiana, ocupada por Estigarribia.
Alegrete era administrada pelo Conselho Municipal de Representantes, tendo à frente o Presidente o Dr. Belchior da Gama Lobo D'Eça.
A Câmara Municipal, auxiliada pelos homens ricos do lugar, improvisou o Paço Imperial no pequeno sobrado na Praça da Igreja, hoje lembrado como Solar D. Pedro II. Ali foram assinados alguns decretos que vêm na coleção de leis de 1865. O monarca e sua comitiva não regatearam elogios ao acolhimento prestado pela população alegretense.
Comissão de recepção à Sua Majestade:

Mathias de Almeida
Galdino de Freitas Noronha
José Evaristo dos Anjos
Venâncio José Pereira
Olivério José Ortiz Filho Dr.
Eduardo José de Miranda
José Pedroso de Albuquerque
Dr. Juvêncio Cardoso da Cunha
Joaquim dos Santos Prado Lima
José Carlos Pinto
Manoel de Freitas Valle
General Vasco Alves Pereira
Joaquim Guedes da Luz
Manoel Fernandes Dornelles
Simplício Ignácio Jacques
Dr. Severino Ribeiro
Luiz Ignácio Jacques
Luiz de Freitas Valle
José Maria Xavier de Brito

As impressões desse dia 6 de outubro de 1865 ficaram impressas em todas as mentes, sendo o assunto predileto de todas as rodas de conversas, durante muito tempo.
Depois da passagem do Imperador, a atual Rua General Neto, ficou conhecida oficialmente como Rua dos Príncipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário